quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mais doce que o Pão de Açúcar


Se Deus é brasileiro, ele com certeza é carioca. E foi ele quem inventou a sobremesa do Irajá. Bolo de chocolate quentinho e gigantesco, recheado de brigadeiro e acompanhado de calda de leite de baunilha. Dos deuses mesmo.
Tão boa que não aguentei e comecei o texto pelo fim.



O Irajá fica em Botafogo e é comandado pelo chef Pedro de Artagão.
Um amigo me deu as dicas do cardápio e eu segui à risca:
Comecei pela Caprese 4.0 – uma reinvenção da salada caprese – mussarela de búfala líquida e tomatinhos. Pedimos também o pão de queijo de tapioca.





Como prato, provei uma sugestão do dia, um peixe maravilhoso. Fiquei impressionada. As sugestões do dia eram uma mais tentadora que a outra, e a ideia do “agora ou nunca” sempre faz com que elas pareçam mais apelativas para mim que o próprio menu. Mas dizem que o Irajá Burguer também é uma excelente pedida. Esse dá para voltar e provar.





A sobremesa já falei, mas vou ter que repetir: peça. Custa 36 reais. Salgado para um doce. Mas é gigalamesca. Ou seja, dá para dividir. Se é que você vai permitir.


Irajá Gastro
Rua Conde de Irajá, 190 - Botafogo

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bottega Bernacca: apaixone-se no coração dos Jardins


24 lugares, 24 horas por dia.
Assim é o Bottega Bernacca.
Nem sempre tem lugar para sentar, mas sempre tem gente sentada.
O cardápio fixo é reduzido, mas no esquema “poucos e bons”. Todos os dias, eles oferecem sugestões variadas fora do menu.



Algumas receitas vieram dos restaurantes Cipriani, cedidas ao sócio Davide Bernacca.


Pedimos o Crostini del Re entrada - pão italiano crocante com mussarela de búfala gratinada e presunto italiano cozido. Como principal, o Tagliolini Gratinati (pedido obrigatório aos visitantes de primeira viagem, segundo nosso garçom, e uma sugestão do dia: o risoto trufado.


Estava tudo maravilhoso. Raspamos os pratos. Pena que o prato era tão raso no caso do Tagiolini.
Para quem tem medo de cantina, uma boa notícia: eles servem paninis no pão sem glúten.
De sobremesa, bota glúten nisso, e já joga fritura e açúcar junto: pedimos a deliciosa tostada no pão de miga frito e recheado de doce de leite. Muito doce de leite.



O vinho é servido em taças ou em copinhos, uma tradição simpática que eles querem trazer para o Brasil. Excelente para brindar. Motivos não faltam.





 

Copyright © Coolmidas Design by Nathan Wang