terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mocotozando


Vou começar o ano contando como encerrei o meu: saciada. E ao mesmo tempo com fome de mais.

O último restaurante cool que eu fui me deixou assim.



O Mocotó é um restaurante e cachaçaria que vale a excursão – ele fica em Vila Medeiros, na Zona Norte. Mas o mundo todo tá de olha na ZN: ele entrou na lista da Newsweek de 101 World’s Best Restaurants.

Há 3 anos seguidos, ele leva o prêmio de Melhor Bom & Barato da Veja São Paulo. Muito bom. E muito barato.

O chef, Rodrigo Oliveira, ganhou prêmio de Chef do Ano. Mas sabe aquele famoso “nós somos reconhecidos, mas quem leva o prêmio é você?”. Lá é real. Quem ganha são os clientes.



O restaurante tem, como o seu dono, uma linda história de vida, que você pode ler no cardápio (todo de comida brasileiríssima), ou aqui.
Agora que você se situou, se aprochegue.

Chegamos lá em plena quarta feira, 12:30. A espera mínima era de 40 minutos. “Que sorte”, um senhor de bigodes comentou. Já esperei mais de quatro horas pra comer aqui”.

A espera não é nada sofrida. Em mesinhas na calçada, pedimos o famoso Dadinho de Tapioca (Cubinhos de tapioca com queijo-de-coalho dourados e servidos com molho de pimenta agridoce) de aperitivo. Pra acompanhar, tomei um suco de cajá (céu na terra – ou melhor, na terrinha), e meu pai, uma caipirinha de limão rosinha com manjericão e cajá – melhor que já tomei na vida. Depois, muita cerveja, todas exóticas: Backer Três Lobos Bravo, Amazon Beer Taberebá, e por aí vai… Mas juro que estava sóbria para julgar a comida.



Mesmo com a Cachaça Sour no almoço: Drink de
 Cachaça envelhecida em carvalho e cabreúva, Suco de limão cravo e Clara de ovo.  E os shots que os garçons ofereceram de presente pelo aniversário do meu pai. Mas o serviço lá é tão amigável que tenho a impressão de que eles teriam nos oferecido de qualquer jeito, em qualquer dia do ano.



Meu pai pediu o Pirarucu Assado  (Banda de Pirarucu dourada na manteiga e assada no forno, servida com vinagrete de feijão fradinho e mandioca cozida). Quase chorei de tão gostoso.

Eu pedi o Baião-de-Dois  (O famoso "feijão com arroz" incrementado com queijo-de-coalho, lingüiça, bacon e carne-seca ). Detalhe. Eu pedi o MINI.Não aguentei inteiro. E custou  R$11,90. Juro.



Provei também o queijo coalho com melaço de cana. Dos deuses.



Coisas que invejei nas mesas ao lado, mas não couberam na nossa - barriga. Carne assada e o escondidinho de carne seca:




De sobremesa, já passando mal de tanta comida: pedi o sorvete de rapadura (Sorvete artesanal cremoso com melado de cana e pedaços de rapadura, exclusividade) e meu pai, o pudim de tapioca (Pudim de tapioca com leite de coco e leite condensado, servido com calda de coco queimado).



O mais triste de ir lá é que não dá pra comer o cardápio inteiro. O melhor: naquele lugarzinho da Zona Norte cabe o Brasil inteiro.



Mocotó Restaurante e Cachaçaria

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros  São Paulo
 

Copyright © Coolmidas Design by Nathan Wang